Plataforma de monitoramento de incĂȘndios do Corpo de Bombeiros de MT vence prĂȘmio nacional
- CuiabĂĄ NotĂcias
- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2025
A plataforma de monitoramento de incĂȘndios florestais via satĂ©lites do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso venceu em 1Âș lugar geral e 1Âș lugar por estado no PrĂȘmio de Boas PrĂĄticas 2024 â Segurança PĂșblica, do ConsĂłrcio Brasil Central. O resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira (10).
âEsta plataforma representa o comprometimento do Governo de Mato Grosso no combate aos incĂȘndios florestais. Investimos e desenvolvemos uma plataforma Ășnica, essencial para uma ação mais eficiente contra o fogo por reunir dados em tempo real. Somos referĂȘncia no combate aos incĂȘndios florestais e este prĂȘmio Ă© mais uma prova dissoâ, disse o comandante-geral dos Bombeiros, FlĂĄvio GlĂȘdson Bezerra.
O BatalhĂŁo de EmergĂȘncias Ambientais (BEA) foi o responsĂĄvel pelo desenvolvimento da plataforma, que reĂșne imagens captadas por vĂĄrios satĂ©lites qualificados e gera dados em tempo real, como focos de calor, direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas.
AlĂ©m disso, hĂĄ o indicador de predição de fogo, que aponta ĂĄreas de risco de incĂȘndio florestal a partir do cruzamento de dados meteorolĂłgicos e reincidĂȘncia do fogo. Desta forma, o Corpo de Bombeiros intensifica o monitoramento in loco dessas regiĂ”es para garantir uma resposta mais rĂĄpida contra o fogo.
âExiste um Corpo de Bombeiros antes e depois desta plataforma. O nosso trabalho melhorou muito porque conseguimos ter uma dimensĂŁo real da situação de incĂȘndios florestais no Estado. Direcionamos melhor os recursos, garantindo eficiĂȘncia no combateâ, disse a comandante do BEA, tenente-coronel BM Pryscilla de Souza.
Por vencer em duas categorias, a equipe responsåvel pela plataforma receberå R$ 40 mil, além de um pacote de viagem com acompanhante para qualquer destino do Brasil, no valor de R$ 15 mil, certificado de reconhecimento e placa de homenagem.
Outros vencedores
Outros dois projetos de Mato Grosso foram vencedores no prĂȘmio do ConsĂłrcio Brasil Central. SĂŁo as iniciativas âModernização no Tratamento de Cartas PrecatĂłrias: Um Projeto Integrado para EficiĂȘncia e Segurançaâ e âMutirĂŁo de Conciliação Ambiental do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Meio Ambienteâ, ambos submetidos pela PolĂcia JudiciĂĄria Civil.
O PrĂȘmio de Boas PrĂĄticas reconhece projetos inovadores desenvolvidos por servidores pĂșblicos de Mato Grosso, Distrito Federal, GoiĂĄs, MaranhĂŁo, Mato Grosso do Sul, RondĂŽnia e Tocantins. Os projetos vencedores foram definidos a partir da anĂĄlise de uma equipe especializada do Centro de Liderança PĂșblica (CLP).
No primeiro trimestre de 2025, uma cerimÎnia de premiação serå feita para homenagear os vencedores.
